sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O que eu quero?! Sossego!

Chega o fim do ano e somos bombardeados por listas. Lista dos melhores filmes do ano, das músicas mais marcantes, das metas e dos pedidos para o ano que se inicia e os desejos de coisas boas reinam até nos corações mais endurecidos. Enquanto recebia o ataque, fiquei imaginando se eu passaria incólume à data ou se reiteraria as mesmas promessas dos anos anteriores que, pra variar, não foram cumpridas. Então, eu parei pra pensar que essas promessas imprimiam em mim um conceito de incompetência cada vez maior, porque se elas são completamente atingíveis, porque eu não as cumpro? Falta de determinação, de foco, de organização, de responsabilidade, de compromisso, e mais uma série de fatores, exceto falta de tempo. Sejamos francos. O tempo que nos falta pro necessário, sobra pro supérfluo. O essencial torna-se invisível aos olhos. Eu vou dormir atrasado, acordo atrasado, chego em casa atrasado, e sigo atrasado o resto do dia: na academia, no consultório, no almoço, no emprego e em qualquer outra coisa que eu me propuser a fazer. Parece que não sobra tempo pra mais nada. Mas então eu acho que posso dormir mais tarde pra compensar a falta de tempo durante o dia. E tudo começa outra vez. Será que vai ser sempre assim? E os meses passam até chegar dezembro e eu prometer que no ano seguinte será diferente. Esse ano decidi que, pra minorar meu sentimento de incompetência, não faria promessas e meu desejo seria principalmente um: tranquilidade. Não a traqulidade de uma vida calma, sem aventuras, em que tudo deva acontecer com hora marcada. Mas a tranquilidade de ter trabalho bem remunerado, de poder realizar a viagem tão esperada, a tranquilidade de uma mãe que tem seu filho com saúde em casa, ou daquela que não é refém de uma babá. Quero, e desejo, o sossego de uma vida simples ou não; de uma vida com amigos e seu grande amor do lado, este o único que poderá tirar seu sossego - se você permitir e estiver disposto a isso, claro! Quero a tranquilidade de uma vida agitada, mas sem culpa e sem sentir-me vítima de nada. Que cada um possa ter controle da situação, possa tomar a decisão mais acertada ou que pelo menos não sofra se o rumo não for como o esperado. Desejo que o tão desejado primeiro, segundo ou  quarto(!) filho venha com saúde, mesmo quando você não imagina como vá fazer pra criá-lo, mas isso não será nenhum empecilho. Espero que você tome coragem de assumir o compromisso e veja que foi mais fácil do que todos imaginaram que seria, menos você, que sabia desde o princípio que tiraria de letra, afinal, você terá o controle da sua vida. Desejo nenhum medo, nenhuma angústia, nenhum receio, nenhum dilema. Mais emoção e menos razão, ou mais razão e menos emoção, cada um no momento que lhe convier. Desejo que você saiba distinguir as provações, mas siga seus projetos mais ambiciosos. Desejo a tranquilidade de quem percebe que a sua grama é a mais verde, o seu sapato é mais confortável e a sua corda não arrebenta com nada. Quero a tranquilidade do reconhecimento, de quem não tira conclusões precipitadas, de quem vive em paz, mesmo na sua loucura diária. Quero cuidar mais da minha vida e saber menos da vida alheia. Desejo o peso de uma consciência limpa e a tranquilidade do dever cumprido. Menos fofoca, menos mentira, mais oração, mais solidariedade, mais gratidão e mais alegria. Quero a paz de quem dialoga sem discutir, de quem não dá as mínimas a uma promoção. Desejo que você não sinta a obrigação de ser simpático com quem lhe faz mal, que você saiba agradecer um convite, mas não se sinta obrigado a honrá-lo, que seja altruísta, consciente de que a intenção em cuidar do outro não exclui a responsabilidade em cuidar de si. Que você não assuma uma dívida maior do que a que pode porque seus amigos o fazem, ou porque quer agradar, ou porque você acredita que tudo vai mudar como num passe de mágica, apesar de ser completamente possível. Espero que você seja feliz com o seu corpo, com seu carro, com suas roupas, com sua esposa ou esposo, com ou sem filhos, com sua conta bancária, com a sua barriga, com a sua família, com os seus problemas. Desejo a calmaria de quem se contenta com pouco, mas não quero contentar-me com pouco. Quero que minha ambição seja grande, mas minha serenidade em obtê-la seja maior ainda. Anseio para que esse seja o primeiro ano do resto de nossas vidas. E que ele nos traga sossego.

Um comentário:

Melissa Vale disse...

Que texto ótimo.
Acabei de acordar e pensei: último dia do ano... O que eu quero em 2011? Quero tranquilidade, ser menos ansiosa... Aí peguei meu celular (como todos os dias) e abri as redes sociais.
E encontrei no teu texto o que eu tb quero. Que coisa! kkkkk!
Perfeito!
Um maravilhoso 2011!
Beijo.